Notícias
16/10/2013 - Dia 16 de outubro - Dia do Engenheiro de Alimentos

A Engenharia de Alimentos é uma área de conhecimento capaz de englobar todos os elementos relacionados com a industrialização de alimentos e que pode, por meio do profissional com esta formação, potencializar o desenvolvimento deste ramo em todos os níveis, seja na formação de profissionais, no subsídio à elaboração de políticas, nos projetos de pesquisa, na atuação dentro das empresas do setor, e na colaboração à preservação da saúde pública (normatização técnica, orientação e fiscalização).

É uma profissão de caráter multidisciplinar. Abrange diversas áreas do conhecimento humano, especialmente as Ciências Exatas (Engenharia) e as Ciências Biológicas (Alimentos)

É preciso conhecer com profundidade os alimentos e as diversas técnicas e processos, para promover a correta interação entre processo x alimento visando o controle das condições que proporcionam os padrões de qualidade desejados; a evolução de técnicas tradicionais; e a viabilização de produtos inéditos no mercado.

O propósito do curso de Engenharia de Alimentos é preparar profissionais capazes de desempenhar as atividades de Engenharia dentro das Indústrias do ramo da Alimentação, desenvolvendo projetos e processos produtivos, a partir das características de qualidade dos produtos, objetivando a otimização dos recursos e aumento da produtividade. Dessa forma, além da formação básica (Ciências Exatas e Biológicas), o curso oferece disciplinas na área de Ciências Humanas, visando introduzir os conceitos administrativos para as atividades gerenciais.