Prontu News 2ª Edição

A Prontu Ind. e Comercio de Alimentos, anunciou a inauguração do seu primeiro CD-Centro de Distribuição no Estado da Bahia.

Região Nordeste


Para Fabrício Cruz, gerente de operações industriais da Prontu Alimentos, o novo CD expande os negócios da companhia, além de ser um passo importante para presença da empresa nas cidades do Estado da Bahia de forma mais efetiva e rápida. “Fazer um investimento desse porte reforça a estrutura, compromisso da marca e a responsabilidade financeira que temos com o Município”. Presente no Estado a mais de 10 anos, com amplo portfólio e marcas consolidadas como; Queijo Ralado Milkly, Farinha Láctea Milkly, Leite em Pó BigLeite, entre outras marcas. A Prontu Alimentos, dispõe hoje de quase 4 mil pontos de vendas em todo Estado da Bahia e iniciando PE, TO, MA, PE, PI, PB, AL e SE. Uma equipe de mais de 35 representantes e uma logística própria com quase 20 caminhões e carretas com investimento de aproximadamente 1 milhão, e capacidade para armazenar mais de mil posições pallets distribuídas nas 15 ruas. O CD será estratégico para os negócios da companhia no Nordeste, com distribuição rápida e efetiva de produtos em todas as lojas varejista e atacadista, rápida expansão da marca na região. O novo CD está localizado na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA), no complexo da Prontu Alimentos,  atualmente conta com uma área de mais de 9 mil m2. Com um Posto de combustível próprio com capacidade para quase 20 mil litros e uma equipe capacitada e treinada como; Líderes, conferentes, separadores, empilhadores e equipamento elétrico com tecnologia no que há de melhor no seguimento, além de gerar postos de trabalho e incentivos para a economia do Município.

 

Fabrício Cruz – Tem experiência em grandes indústrias Nacional e Internacional, com 34 anos e formação em Engenharia da Produção Industrial, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Administração de Empresa. “O Centro de Distribuição da Prontu Alimentos já nasceu completo, além da eficiente equipe de colaboradores e tecnologia o CD já está passando pelo processo de Certificação do E.R. – Registro de Estabelecimentos, fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA. Possibilitando realização do comércio internacional de produtos de origem animal”.

 

“Qualidade não se discute se produz e Prontu”

Fabrício Cruz – Gestor Industrial

 

INTL FCStone prevê moagem estável e mais açúcar no Centro-Sul em 2020/21

 

A INTL FCStone divulgou as primeiras estimativas de processamento de cana-deaçúcar, produção de etanol e de açúcar no Centro-Sul do Brasil na safra 2020/2021. Para o período, que começa oficialmente em 1º de abril
do próximo ano, a consultoria prevê uma moagem praticamente estável sobre a atual safra 2019/2020, uma alta na oferta de açúcar e uma queda na de etanol na região. A consultoria prevê moagem de 585,7 milhões de
toneladas de cana em 2020/2021 no Centro-Sul, leve alta de 0,4% sobre o total de 583,3 milhões de toneladas estimado para 2019/2020. Segundo o relatório do analista Matheus Costa, a perspectiva é de uma pequena melhora na produtividade, com o aumento na área de renovação de canaviais e de um impacto negativo do tempo mais seco nas lavouras.Com isso, o rendimento medido em Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada (ATR/t) de cana processada deve ficar em 136,3 quilos na próxima safra, alta de apenas 0,1% sobre os 136,1 kg de rendimento na atual. A consultoria previu que o mix de destino da cana para a produção do adoçante de saída de 34,6% para 37,4% na mesma base de comparação. Com mais cana destinada ao açúcar entre as safras, a produção no Centro-Sul deve ficar em 28,5 milhões de toneladas em 2020/2021, alta de 8,8%, sobre as 26,2 milhões de toneladas de 2019/2020

 

Como se fabrica leite em pó?


É um longo processo, dividido em três etapas. Na primeira delas, chamada de preparo e padronização, a matéria-prima ordenhada das vacas é preaquecida a 45ºC e colocada em uma grande centrífuga, que separa a  gordura do resto do leite. Essa gordura é, então, devolvida ao leite na proporção desejada: 26% no caso do leite integral, zero para o leite desnatado. Depois de duas pasteurizações (processo que elimina as bactérias),  começa a segunda etapa: a concentração. Em uma máquina chamada de concentrador tubular, o leite vai escorrendo em filmes finos em uma série de tubos por onde passa vapor. Isso faz com que ele perca água e vire uma pasta. Para obter leite condensado, basta acrescentar açúcar. No caso do leite em pó, é necessária uma última etapa, a secagem: a pasta é borrifada na forma de uma fina nuvem de gotículas em uma câmara fechada, cheia de ar quente e seco, como uma sauna. Quando as gotículas chegam ao piso, já perderam quase toda a água e caem em forma de pó. “Aí basta recolher e envasar, adicionando gás nitrogênio para impedir a oxidação a
gordura”. 
Por Redação Mundo Estranho

 

Milho: 2020 será de preços fortes com demanda interna aquecida, boas exportações e dólar alto, estima Rabobank

 

A safra 2018/19 de milho marcou uma série de novos recordes alcançados pelo Brasil. A produção no país superou pela primeira vez na história a marca de 100 milhões de toneladas, volume puxado principalmente pela forte expansão de área da segunda safra e aos bons níveis de produtividade. Essa elevada oferta nacional aliada aos problemas climáticos enfrentados na safra dos EUA e a desvalorização do real frente ao dólar  contribuíram também para impulsionar as exportações brasileiras do cereal em 2019. Segundo dados da Secex, de janeiro a outubro de 2019, as exportações de milho do Brasil somaram 36,3 milhões de toneladas, superando em 24% o antigo recorde atingido em todo o ano de 2017, de 29,3 milhões de toneladas. 2020 deverá ser o ano do milho. A demanda interna muito aquecida é um dos principais combustíveis para a manutenção dos preços em alta, que deverão contar com médias entre R$ 40,00 e R$ 42,00, indicador Cepea. Além do setor de proteínas animais demandando muito do cereal, o esmagamento para a produção de etanol também deverá contribuir. Para o ano que vem, a expectativa do Rabobank é de que sejam consumidas mais 2,5 milhões de toneladas do grão para uma produção adicional de 1 bilhão de litros de etanol. De uma forma geral, a demanda interna de milho deverá apresentar um crescimento de 6% em 2020, o que significará um excedente exportável menor, portanto. Assim, o Rabobank estima que depois do recorde de 2019, no ano que vem as exportações brasileiras de milho podem ser um pouco menores.

 

Campanha Novembro Azul


Compromissada com a saúde dos nossos colaboradores, a Prontu promoveu a campanha novembro azul, na qual tivemos a participação de um médico especializado para incentivar os nossos funcionários a cuidarem da sua saúde e prevenirem o câncer de próstata. O cuidado começa com o conhecimento!

 

Prontu com Amor


O projeto Prontu com Amor traz o despertar do melhor que temos a oferecer ao próximo, o amor! São momentos em que estamos integrados nas comunidades para compartilharmos a alegria e praticar a solidariedade. Porque acreditamos que fazer o bem nos faz bem! Bairros já visitado: Conjunto Habitacional Zilda Arns e Alto do Santo Antônio.

Mensagem do CEO


“Natal é época de renascimento; é época de reacender o fogo da vida, de renovar os sonhos e metas para o ano novo que já se anuncia. É época também de celebrar todas as conquistas vividas e os objetivos alcançados. Esta é a época da virada, é tempo de planejar um ano ainda melhor do que este que está dando adeus. É tempo de reafirmar parcerias, e olhar para a frente com  determinação e otimismo, levando conosco todas as lições que aprendemos. Nesta hora de alegria, de paz e amor, a Prontu agradece a todos os funcionários que ao longo do ano nos ajudaram a evoluir e confiaram no nosso profissionalismo e competência. Feliz Natal e um Bom Ano Novo!”

Cristina Malvessi
          CEO